quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Orgulho e preconceito

Não me lembro quando exatamente vi o filme a primeira vez, tenho a impressão de que ele deve ter passado de madrugada na TV (a muito tempo, diretamente do túnel do tempo) e eu por algum motivo comecei a vê-lo.




Aparentemente um filme de época, uma família com 5 filhas, uma mãe interessada em genros ricos e um pai que não sabe o que fazer com suas filhas e que tem preferência por uma, apreciadora da leitura e de língua afiada, homens solteiros e ricos, tudo rodando em volta de um relacionamento impensado pela sociedade e pelos próprios protagonistas desse romance .
Não sabia explicar exatamente porque, mas me apaixonei por aquele filme, acho que muito tinha com essa repulsa da personagem central a falsa moral e a própria falsidade que rodeia os meios sociais. Depois de algum tempo tive a oportunidade de comprar o filme e assisti-lo diversas vezes sem nunca cansar.

A vida como sempre inexplicável me deu desde muito cedo uma amiga muito especial (com quem sempre me reencontro na vida), estudamos por muitos anos juntas e conheço ela a cerca de 15 anos, a Aline, e mesmo com o tempo e a distância sempre que temos a chance de nos encontrar temos algo em comum, e eis que em uma visita numa tarde feinha / cinzenta a minha casa ela me trás sua nova paixão literária, exatamente o livro do filme e logo fizemos a troca.






Sempre é muito bom ler a história, muitas coisas são esclarecidas, inclusive dúvidas que nem existiam.
Jane Austen tem uma bela continuação em seu livro que te prende facilmente (Sabe aquela vontade de ler logo a próxima página?) e sabiamente decorre, discute e até assume o outro lado do preconceito (do pobre pro rico).
No Blog da Aline ela assume sua paixão e eu venho aqui assumir a minha, me deixo surpreender pela voltas que a vida dá nas pessoas para que tudo entre no seu lugar, como devemos evoluir mesmo sem sabê-lo, como falsamente nos enganamos com nossa verdade e o quanto o tempo age nos nossos sentidos.
Não preciso dizer que estou ansiosa pra assistir e me apaixonar novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário