quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Satisfaziam em mim uma curiosidade que está presente em minhas lembranças mais remotas e que nunca cessou... De onde me vem ela exatamente? Segundo Freud, na raiz da curiosidade encontra-se o instinto sexual. Creio antes que meu interesse pela 'coisas inconvenientes' era apenas um ramo de meu apetite de saber que surge a meus olhos como uma característica original.
Talvez seja inútil pretender explicá-lo. Toda criança tende espontaneamente a explorar o mundo. Seria necessário perguntar antes por que, em alguns casos, esse impulso é interrompido. Vejo muitas razões para isso: fragilidade física. inércia, falta de estímulo por negligência, rotina ou excesso de solidão, sujeição prematura a trabalhos cansativos, preocupações e obsessões de todo tipo,
desiquilíbrio afetivo. Insatisfeita, uma criança fica muito preocupada consigo mesma para voltar-se para o exterior."

Simone Beauvoir - Balanço Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário